AGENDA DE TRABALHO - GESTAR II
1ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 14 /10/2009 - CARGA HORÁRIA: 04 HORAS
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
UNIDADE 1: VARIANTES LINGUISTICAS: DIALETOS E REGISTROS
Seção 1: As inter-relações entre Língua e Cultura.
Relacionar língua e cultura.
Acolhida: Receber os cursistas com um cartão, mensagem e música ambiente.
Reflexão sobre a mensagem: “Educador -
Presença presente”, de Amélia Albuquerque.
Antes de ler o texto, colocar o nome em um cartaz e instigar o porquê do título
Leitura do texto: “Retrato de velho”, de Carlos Drummond de Andrade.
Fazer questionamentos: Quem já conhecia o autor? O que sabem sobre ele?
Exposição de livros de Carlos Drummond de Andrade.
Utilizar a “dinâmica das flores”, dividir a turma em grupos e pedir para que façam a dramatização do texto. Será escolhido um grupo para a representação do mesmo.
Falar sobre o que é crônica.
Exposição em slides sobre as inter-relações entre Língua e Cultura..
1 hora
Sugestão de Atividade: Dramatização, TP1, página 17.
Seção 2: Os Dialetos do Português
Introduzir o assunto com o slide: “Coisas de Nordestino”.
Exposição do assunto através de slides.
Para exemplificar o dialeto regional, fazer a leitura do texto: “O assaltante”.
Leitura do texto “O doce pecado” (trecho), de Sylvia Orthof para exemplificar o dialeto de idade.
Finalizar com a leitura do texto: Antigamente”, de Drummond.
30 minutos
Sugestão de Atividade: Dicionário dos jovens. TP1, página 23; Dramatizar o texto: “O assaltante”.
Seção 3: Os Registros do Português
Identificar os principais registros do português.
Apresentação do conteúdo em slides.
Atividade 11 - TP1 página 35, 36.
20 minutos
Sugestão de Atividade: Indo à sala de aula. TP1, página 36
INTERVALO: 10 MINUTOS
UNIDADE 2: VARIANTES LINGUISTICAS: DESFAZENDO EQUÍVOCOS
Seção 1: A Norma Culta.
Caracterizar a norma culta.
Exposição de slides sobre o assunto.
Leitura do texto: “Por que seus pais estão se divorciando”. Pág. 62, 63.
Leitura do texto “Na Cama Que Um Drome Só”, de Dideus Sales e Hernandes Pereira.
20 minutos
Seção 2: O texto literário
Caracterizar o texto literário.
Leitura do texto: “Caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade.
Leitura feita pelos professores cursistas.
Atividade 6 e 8 – TP1. Páginas 70 e 71.
Exposição de slides para explicar o conteúdo.
Ouvir a música: “O casamento dos pequenos burgueses”, de Chico Buarque.
Reflexão sobre a música.
Atividade 11 - TP1. Páginas: 74 e 75
1 hora
Seção 3: Modalidades da língua
Caracterizar a língua oral e a língua escrita.
Predição do texto.
Leitura do texto: “Sexa”, de Luis Fernando Verríssimo”. Página 78 – TP1.
Atividades 13 e 15 – TP1 – Páginas: 79 e 81.
30 minutos
Sugestão de Atividade: Avançando na prática: Auto avaliação - TP1, página 86.
Avaliação
Avaliar o encontro.
Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina.
10 minutos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário