quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA 1a OFICINA - GESTAR II





RELATÓRIO DA 1ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
DATA: 14/10/2009 LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS

A Formação foi dividida em duas partes, cada uma de quatro horas. Pela manhã, aconteceu um encontro com todos os formadores de Língua Portuguesa e Matemática e os professores cursistas inscritos.
A abertura foi feita pelo Secretário de Educação do Município o professor Antonio Avelar Macedo Neri. O mesmo enfocou a importância do curso para os professores. Em seguida a Coordenadora Administrativa Maria Ozair Medeiros de Sousa fez suas considerações em relação ao curso.
Foi apresentado slides sobre a estrutura do Programa em que todos os formadores fizeram suas considerações, sanando as dúvidas dos cursistas, à medida que apareciam.
A turma foi dividida em grupos para fazer o estudo do Guia Geral, unidades 1 e 2. Os mesmos utilizaram cartazes e fizeram as apresentações sendo aprofundadas pelos professores formadores.
À tarde, as oficinas foram direcionadas em salas separadas, com seus respectivos formadores.
Meus alunos foram acolhidos com um cartão e música ambiente. Fizemos a reflexão da mensagem.
Trabalhamos o texto: “Retrato de velho”, de Carlos Drummond de Andrade para introduzir a Unidade um. Fizemos a leitura, a interpretação e a dramatização do mesmo. Um grupo foi sorteado para apresentar-se.
Abordamos o assunto da seção um e fizemos o fechamento com um “passeio por Carlos Drummond de Andrade”, havendo uma apreciação das obras e textos espalhados na sala do autor.
As seções dois e três foram introduzidas com o texto: “O assaltante”, lido de forma dinâmica por mim. Realizamos algumas atividades dos instrumentais e reforçamos os conteúdos em tópicos.
O fechamento da unidade um foi feita com uma apresentação de slides intitulada de: “Só nordestino entende”.
Iniciamos a Unidade dois fazendo a leitura dos textos: “Por que seus pais estão se divorciando” e “Na cama que um drome só”. O objetivo desta leitura, era fazermos um paralelo entre a Linguagem Formal e Informal, através da participação dos professores cursistas.
As seções dois e três foi introduzida pela leitura do texto: “Caso do vestido”. Realizamos algumas atividades às quais foram apresentadas de forma grupal e individual.
Na avaliação, tivemos como pontos positivos: Participação, integração, dinamismo da mediadora, pontualidade, organização, domínio, clareza, criatividade, material bem definido e envolvente, facilidade no repasse dos conteúdos, textos extras, metodologia, boa preparação e descontração da mediadora e a dramatização. Como negativos: O horário foi insuficiente para os estudos. Como sugestões: Que o encontro seja realizado em local mais arejado, de preferência no turno da manhã.
Apesar do local não ser muito adequado, por ser muito quente, a avaliação foi considerada positiva. Percebi o interesse e participação dos professores cursistas, questionando as datas dos outros encontros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário