sexta-feira, 23 de abril de 2010

AGENDA DA 5a OFICINA

GESTAR II
5ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 13/03/2010 - CARGA HORÁRIA: 08 HORAS
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA

UNIDADE 11: TIPOS TEXTUAIS
Acolhida: Entrega de um cartão com a Mensagem: “Motivos para ser mulher”.
Relato de experiências dos professores cursistas.
Pedir que cada professor faça sua descrição, mas não pode colocar o nome. Serão recolhidas as produções e entregues de forma embaralhada. A dinâmica consiste em que cada professor leia e descubra, pela descrição, de quem se trata.
Leitura do TP3, páginas: 99 a 102 (alguns trechos) e 105 a 107.
Slide: produção de texto.
Leitura do texto “O Quarto Escuro”.
Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo receberá um envelope com dez palavras (nomes de objetos e animais). Eles deverão descrever, sem dizer o nome. O grupo que adivinhar, ganha ponto. Após esse jogo, pedir, que, em dupla, façam um texto, identificando o mesmo somente no final.
Leitura do TP3, páginas 111 a 114 (algumas partes).
Leitura do TP3, páginas 116 a 118, 120 e 121.
Expor, em um cartaz, as características da descrição, narração e dissertação com a participação dos cursistas.
Fechar a unidade com o slide: “Como se escreve”. Os professores deverão distinguir que tipo de produção foi apresentada no slide.

TEMPO:2 horas

INTERVALO: 10 MINUTOS
UNIDADE 12: A INTER-RELAÇÃO ENTRE G~ENEROS E TIPOS TEXTUAIS

Levar para a sala diversos tipos de textos. Solicitar que cada grupo discuta e registre a função social desses textos, bem como suas características estruturais. Socializar no grupão. Ao final, a professora tutora perguntará: por que é importante apresentar às crianças diferentes textos? Como podemos fazer isso?
Slide: Argumentação e Linguagem.
Leitura do TP3, páginas 143, 148, 149, 153 a 156.
Dinâmica: As cores (para divisão dos grupos).
Após a dinâmica realizada com os grupos divididos. Faremos um sorteio e cada grupo fará uma apresentação de diversos textos (entrevista, telejornal, receita, carta, cordel, classificados, anúncios, propagandas...), objetivando vários tipos de textos.
Utilizar o texto: o ministério adverte: Homem faz mal a saúde!

1 hora e 30 minutos

ALMOÇO
UNIDADE 13: LEITURA, ESCRITA E CULTURA

Dinâmica: “Uma viagem interessante”. Organizar a turma em círculo e, ao comando do professor, realizar as tarefas.
Leitura do TP3, páginas 22, 25, 27, 30 a 34, 39 e 51.
Dividir a turma em grupos para fazer análise de algumas práticas pedagógicas. Discutir, a partir delas, se houve letramento ou somente a preocupação com a leitura e escrita.
Ouvir a poesia: “O que é letramento?”, de uma estudante norte-america, de Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento. Livro: Letramento: um tema em três gêneros de Magda soares.
Discutir a importância da escola no processo de alfabetização e letramento. Traçar um paralelo com a maneira que alfabetizam hoje. Por que só alfabetizar não é mais suficiente? O que mudou? O que precisa melhorar?
Ouvir a música: “Baião”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Responder a atividade 11, página 43.
Dividir a turma em três grupos. Cada um ficará com um dos textos: Receita de alfabetização, Alfabetização sem Receita, de Marlene de CARVALHO, e o Garotinho, de E. Buccklev. Usar a criatividade para apresentar cada texto. Após a apresentação, refletir sobre os textos.

2 horas e 40 minutos

UNIDADE 14: O PROCESSO DA LEITURA

Pedir para os professores para darem uma volta na escola e na sala de aula. Observar todos os textos que estão escritos no ambiente. Os participantes devem falar o que perceberam sobre a escrita.
Slide: Compreensão leitora.
Anáise dos textos: “Nossas cidades”, páginas 76/77; “A cidade”, página 87 e “Cidadezinha qualquer”, página 97.
Dividir a turma em grupos. Cada um deverá criar um texto que fale da sua cidade. Os grupos ficarão à vontade na criação dos textos. Pode ser poético, cordel, paródia, crônica, acróstico...
Encerrar o encontro com a brincadeira “Cabra cega”, AAA4, página 29.

1 hora e 30 minutos
Avaliar o encontro.
Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina.
20 minutos















Nenhum comentário:

Postar um comentário