sexta-feira, 23 de abril de 2010

RELATÓRIO DA 6a OFICINA

RELATÓRIO DA 6ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
DATA: 21/04/2010 LOCAL: SESC LER
CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

Iniciei a oficina com uma mensagem “O que é ler”?, de Luis Fernando Veríssimo.
Fixei diversas gravuras de lugares no quadro e pedi que os professores analisassem uma foto por vez e observassem os elementos retratados na imagem e o que esses elementos indicavam. Retomando o TP4 com algumas leituras e discussões do mesmo.
Apresentei algumas características sobre o que é o resumo, realizando algumas atividades do TP4.
Para discutir o que era estilo, fixei diversas gravuras de mulheres, vestidas de formas diferentes, para que os professores conseguissem, através de questionamentos, o que representava “estilo”.
Fizemos a leitura do TP5 e o texto : “Pedro Paulo Pereira Pinto” do AAA5. Produzimos, a partir dele e de alguns provérbios, outros textos, encerrando com o slide: “Corrigindo ditados”.
Concluímos a oficina com a leitura do TP5, encerrando com uma história maluca. Cada cursista recebia uma palavra, desta, uma pessoa iniciaria uma história dando continuidade com as outras palavras, até que fosse terminada. Uma pessoa seria o redator. Fazendo questionamentos sobre a coerência (ou não) da história.
Sobre a avaliação, selecionei algumas perguntas, utilizando a porcentagem.
1. Na condução dos trabalhos, 98% dos participantes acharam que foi ótima e 2% boa.
Metodologia utilizada, 99% acharam ótima e 1% boa.
Participação individual e coletiva, 88% foi considerada ótima e 12% boa.
Desempenho do formador, 99% acharam ótimo e 1% bom.
Material utilizado, 95% classificaram como ótimo e 5% bom.
Como sugestões citaram que fossem distribuídos mais coleções para as escolas para desenvolverem melhor o trabalho, pois a xérox é muito difícil o acesso para a maioria das escolas e que tenha outras etapas para dar continuidade ao curso.

Crateús, 23 de abril de 2010.


Telma Régia Soares Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário