sexta-feira, 23 de abril de 2010

AGENDA DA 6a OFICINA


GESTAR II
6ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 21/04/2010 - CARGA HORÁRIA: 08 HORAS
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA

UNIDADE 15: MERGULHO NO TEXTO

Acolhida: Mensagem: “O que é ler”?, de Luis Fernando Veríssimo e a entrega de um marcador de livro em homenagem ao dia a Monteiro lobato.
Fixar diversas gravuras de lugares no quadro e pedir que os professores analisem uma foto por vez e observem os elementos retratados na imagem e o que esses elementos indicam.
Estimular os problemas existentes das gravuras, refletindo sobre as causas e os efeitos das questões levantadas.
Texto: “Admirável mundo louco” TP4, página 118. Atividade 3 – páginas 119 e 120.
Leitura do TP4, páginas 121 e 122. Discutir o assunto.
Dividir a turma em grupos e distribuir textos diversos para serem ordenados. Ganha o grupo que concluir primeiro.
Iniciar a seção com o resumo da história “A Bela Adormecida”.
Abordar o que é e como se faz um resumo.
Pedir que, em duplas, os professores façam o resumo do texto TP4, páginas 136 e 137. “A expansão da pobreza nas cidades”.
Leitura do TP4, página 140.

1 hora e 50 minutos


INTERVALO: 10 MINUTOS

UNIDADE 16: A PRODUÇÃO TEXTUAL – CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.

Analisar os textos: “Eu que pergunto para a caneta”, de Gabriel pensador e “A mão do poeta”, de Leo Cunha – TP4, páginas: 161 a 163.
Atividade 1 (a, b, c e d), páginas 162 e 163.
Leitura do TP4 “Hipóteses que influenciam a pedagogia da escrita”, páginas 167 a 169.
Leitura do TP4, páginas 178, 179 e 184.
Atividade 7. TP4, páginas 184 a 188.
Leitura do TP4, página 196.
Dividi a turma em grupos para criarem diversos tipos de textos (propagandas, receitas, paródias, poemas cinéticos, cordel, bula de remédio...)
Apresentação dos grupos.
Fechamento com a paródia: “Garçom”.

2 horas

ALMOÇO


UNIDADE 17: ESTILÍSTICA

Fixar no quadro gravuras de várias mulheres. Através delas, provocar nos professores a pensarem sobre o conceito de estilo. Solicitar que cada um faça o maior número de comentários possíveis a respeito de cada imagem. Eles deverão relacionar as imagens ao estilo das pessoas, rotulando culturalmente, capaz de indicar a sua personalidade a partir da aparência.
Questionar: O que é estilo?
Leitura do texto TP5, páginas 15 e 16: “Cada um é cada um”.
Leitura dos lembretes, TP5, páginas 18 e 31.
Ler o texto: “Pedro Paulo Pereira Pinto”, AAA5, páginas 27 28..
Produção de texto de acordo com o que foi lido, utilizando a sonoridade.
Slide: “Corrigindo ditados”.

1 hora e 40 minutos


INTERVALO: 10 MINUTOS

UNIDADE 18: COERÊNCIA TEXTUAL

Jogo da mímica. Dividir a sala em dois grupos. Cada um receberá nomes variados (animais, coisas, brincadeiras...). Um grupo fará a mímica para o outro acertar. Ganha o grupo que fizer mais pontos.
Leitura do TP5, páginas 74, 80, 82, 84, 88, 94 e 105.
Atividade 11, página 91 (TP5).
História maluca. Cada cursista receberá uma palavra, desta uma pessoa iniciará uma história dando continuidade com as outras palavras, até que seja terminada. Uma pessoa será o redator. Fazer questionamentos sobre a coerência (ou não) da história.
Encerrar o encontro com a mensagem: “Quero ser um televisor”.


1 hora e 50 minutos

Avaliar o encontro.
Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina.
20 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário