sexta-feira, 23 de abril de 2010

RELATÓRIO DA 5a OFICINA

RELATÓRIO DA 5ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
DATA: 13/03/2010 LOCAL: SESC LER
CARGA HORÁRIA: 08 HORAS

O encontro foi realizado no SESC LER. A acolhida foi feita com um cartão e uma mensagem “Motivos para ser mulher”, em homenagem ao Dia da Mulher.
Após o relato das experiências, fizemos uma dinâmica para trabalhar a descrição. Após isso, foram feitas leituras do TP3, sendo discutidos os assuntos mais pertinentes.
Construímos, em conjunto, um cartaz com as características da narração, descrição e dissertação. Apresentando o slide “Produção de texto”
Distribui diversos tipos de tetos, para que os professores os classificassem e falassem a função social de cada um, fazendo alguns questionamentos. Apresentando, em seguida, o slide “Argumentação e Linguagem”.
Retornamos ao TP3 fazendo algumas leituras e colocações sobre as mesmas, encerrando a unidade com a produção de diversos tipos de textos.
Após o almoço, iniciamos nossos trabalhos com uma dinâmica. Iniciamos a tarde abordando o tema “Alfabetização e Letramento”, onde pudemos analisar também algumas situações didáticas, onde podíamos perceber se o professor estava se preocupando em letrar ou alfabetizar, ou se fazia as duas coisas ao mesmo tempo.
Após as discussões, apresentei a poesia “O que é letramento?”, de uma estudante norte-america, de Kate M. Chong. Fizemos alguns questionamentos sobre a importância da escola no processo de alfabetização e letramento. Traçando um paralelo com a maneira que alfabetizam hoje. Por que só alfabetizar não é mais suficiente? O que mudou? O que precisa melhorar?
Para concluir o assunto, dividir a turma em três grupos. Cada um ficou com um dos textos: Receita de alfabetização, Alfabetização sem Receita, de Marlene de CARVALHO, e o Garotinho, de E. Buccklev. Usando a criatividade para apresentar cada texto. Após a apresentação, houve uma reflexão sobre os mesmos.
Apresentei o slide: “Compreensão leitora”, encerrando assim, a unidade quatorze do TP4.
A oficina teve uma boa participação dos cursistas, onde os mesmos citaram como pontos positivos: A importância das atividades para a prática pedagógica, a metodologia utilizada, a variação de textos apresentados pela professora formadora, o bom uso dos TP’s, O local agradável, a riqueza das informações, as dinâmicas e a boa interação com o grupo.
Quanto aos pontos negativos, uma professora colocou que deveria receber ajuda para o deslocamento dos cursistas,pois alguns moram no interior da cidade. Apesar deste ponto negativo, percebi que, a cada dia, os professores se envolvem mais nas atividades, valorizando cada vez mais o curso.


Crateús, 16 de março de 2010.


Telma Régia Soares Bezerra

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