quinta-feira, 4 de março de 2010

agenda da 2a oficina

GESTAR II

2ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 26/11/2009 - CARGA HORÁRIA: 04 HORAS

PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA

UNIDADE 2 : O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA

CONTEÚDO

OBJETIVO

METODOLOGIA

TEMPO

Seção 1: Afinal, o que é texto

Conceituar texto.

J Acolhida: Receber os cursistas com uma flor e música ambiente.

J Mensagem: Sapateado.

J Reflexão sobre a mensagem: Sapateado.

J Relato de experiências dos professores cursistas.

J Leitura de algumas partes do TP1, páginas: 100, 102 e 103.

J Exposição de textos verbais e não verbais.

J Dividir a turma em grupos para a produção de textos verbais e não verbais.

1 hora e 20 minutos

Sugestão de Atividade: Transformar um texto oral em outro escrito. TP1, página 102.

Seção 2: Por que trabalhar com textos.

Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino aprendizagem da língua.

J Slide: “Nós mudemo”. Enfocar a questão do preconceito.

J Leitura do TP1 páginas 111 e 113.

30 minutos

Seção 3: Os pactos da leitura.

Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos.

J Leitura do TP1 – páginas: 114 e 115.

20 minutos

Sugestão de Atividade: TP1, página 117.

INTERVALO: 10 MINUTOS

UNIDADE 4: A INTERTEXTUALIDADE

Seção 1: O diálogo entre textos

Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana.

J Questionar: O que você entende por “Intertextualidade?”. Anotar as respostas.

J Utilizar o slide “Intertextualidade”

J Leitura dos textos: A raposa e as uvas” e o “Patinho Feio”. Ressaltar sobre a paráfrase e a paródia.

J Apresentação do Hino Nacional, modificado (charge).

20 minutos

Seção 2: As várias formas da intertextualidade.

Identificar os vários tipos de intertextualidade.

J Leitura do TP1, páginas: 139 a 143.

J Fechar a seção com o “Filme matuto”.

1 hora

Seção 3: O ponto de vista

Identificar os pontos de vista nas interações humanas.

J Leitura do TP1 – páginas: 145, 146, 151 e 152.

JFechar a unidade com o vídeo: “A vaquinha”.

30 minutos

Sugestão de Atividade: Avançando na prática: TP1, página: 144.

Avaliação

Avaliar o encontro.

{ Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina.

10 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário