| | |
GESTAR II
2ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 26/11/2009 - CARGA HORÁRIA: 04 HORAS
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
UNIDADE 2 : O TEXTO COMO CENTRO DAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA | |||
CONTEÚDO | OBJETIVO | METODOLOGIA | TEMPO |
Seção 1: Afinal, o que é texto | Conceituar texto. | J Acolhida: Receber os cursistas com uma flor e música ambiente. J Mensagem: Sapateado. J Reflexão sobre a mensagem: Sapateado. J Relato de experiências dos professores cursistas. J Leitura de algumas partes do TP1, páginas: 100, 102 e 103. J Exposição de textos verbais e não verbais. J Dividir a turma em grupos para a produção de textos verbais e não verbais. | 1 hora e 20 minutos |
Sugestão de Atividade: Transformar um texto oral em outro escrito. TP1, página 102. | |||
Seção 2: Por que trabalhar com textos. | Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino aprendizagem da língua. | J Slide: “Nós mudemo”. Enfocar a questão do preconceito. J Leitura do TP1 páginas 111 e 113. | 30 minutos |
Seção 3: Os pactos da leitura. | Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos. | J Leitura do TP1 – páginas: 114 e 115. | 20 minutos |
Sugestão de Atividade: TP1, página 117. | |||
INTERVALO: 10 MINUTOS | |||
UNIDADE 4: A INTERTEXTUALIDADE | |||
Seção 1: O diálogo entre textos | Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana. | J Questionar: O que você entende por “Intertextualidade?”. Anotar as respostas. J Utilizar o slide “Intertextualidade” J Leitura dos textos: A raposa e as uvas” e o “Patinho Feio”. Ressaltar sobre a paráfrase e a paródia. J Apresentação do Hino Nacional, modificado (charge). | 20 minutos |
Seção 2: As várias formas da intertextualidade. | Identificar os vários tipos de intertextualidade. | J Leitura do TP1, páginas: J Fechar a seção com o “Filme matuto”. | 1 hora |
Seção 3: O ponto de vista | Identificar os pontos de vista nas interações humanas. | J Leitura do TP1 – páginas: 145, 146, 151 e 152. JFechar a unidade com o vídeo: “A vaquinha”. | 30 minutos |
| Sugestão de Atividade: Avançando na prática: TP1, página: 144. | ||
Avaliação | Avaliar o encontro. | { Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina. | 10 minutos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário