GOVERNO MUNICIPAL DE CRATEÚS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MUNICÍPIO
VIDA NOVA PARA CRATEÚS
GESTAR II
RELATÓRIO – 2ª OFICINA - LINGUA PORTUGUESA
TELMA REGIA SOARES BEZERRA
A segunda oficina aconteceu no dia vinte e seis de novembro, nas dependências da UVA (Universidade Vale do Acaraú), com duração de quatro horas.
A acolhida foi feita com a entrega de uma flor e música ambiente. Em seguida, foi apresentada a mensagem “Sapateado”, fazendo uma reflexão sobre ela em relação ao curso. Após isso, os professores cursistas fizeram um breve relato das atividades desenvolvidas.
Foi lido o TP1, nas páginas 100, 102 e 103, com a interação constante dos participantes. Apresentei um mural com textos verbais e não verbais e discutimos sobre os mesmos. Em seguida, a turma foi dividida em grupos para a produção destes textos e apresentados de forma criativa.
Apresentei o slide “Nós mudemo” e o mesmo foi discutido por todos o tema preconceito, relacionando à prática pedagógica.
Os professores fizeram a leitura do TP1 das páginas 11 a 115, sendo discutida por todos.
Apresentei um cartaz com o título: “O que você entende por intertextualidade”? Anotei tudo o que eles sabiam. Seguidamente, utilizei o slide “Intertextualidade”. Após falar sobre o assunto, retomei ao cartaz para verificar se estava de acordo com as respostas. Algumas não condiziam com o tema.
Retornei ao TP1 e fizemos a leitura dos textos “A raposa e as uvas” e o “Patinho Feio”, ressaltando a paráfrase e a paródia. Discutido os assuntos, a turma foi dividida em grupos para a criação de paródias. Fechei o assunto com a charge do Hino Nacional modificado.
Sobre as várias formas de intertextualidade, lemos o TP1, páginas 139 a 143, obtendo uma boa participação dos presentes. A seção foi fechada com o “Filme do Matuto”.
Para enfocar o ponto de vista, foi lido o TP1, páginas: 145,146, 151 152. Após a leitura e debates sobre o assunto, finalizei com o vídeo “A vaquinha”.
Antes da avaliação do encontro, retomei ao TP1 e sugeri as atividades do Avançando na Prática.
De acordo com a avaliação dos professores cursistas, o encontro apresentou como pontos positivos: Os vídeos, o dinamismo da professora e a boa integração com a turma, além dos conhecimentos adquiridos. Em relação aos pontos negativos, citaram sobre a pouca ventilação e a falta de apoio logístico.
Crateús, 30 de novembro de 2009.
Telma Régia Soares Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário