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GESTAR II
3ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 09/12/2009 - CARGA HORÁRIA: 04 HORAS
PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA
UNIDADE 5: GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS | |||
CONTEÚDO | OBJETIVO | METODOLOGIA | TEMPO |
Seção 1: A gramática interna e o ensino produtivo. | Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo. | J Acolhida: Receber os cursistas com uma flor, chocolate e música ambiente. J Mensagem: “Deixe as flores falarem por mim”. J Relato de experiências dos professores cursistas. J Questionamento: O que é gramática? J Leitura de algumas partes do TP2, páginas: 14, 15 e 16. (exploração das leituras). J Charge: “Reforma Ortográfica”. | 1 hora e 10 minutos |
Sugestão de Atividade: TP2 – página 17 (close). | |||
Seção 2: A Gramática Descritiva. | Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo. | J O que é gramática normativa? J O que é gramática descritiva? J Slide: Gramática. J Discussões acerca do assunto. J Retomar às perguntas anteriores para saber se condiz com o que foi exposto. J Ler o texto “Osarta”. TP2 – páginas 27 e 28. (Análise do texto: Existem alunos submissos? Você acha que tem escolas parecidas com a Osarta?) J Vídeo: “Aula de Ortografia”. | 1 hora |
Seção 3: A Gramática Normativa e o ensino prescritivo. | Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo. | ||
Sugestão de Atividade: TP2, página 30 e 31. | |||
INTERVALO: 10 MINUTOS | |||
UNIDADE 6: A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO | |||
Seção 1: O que é frase? | Conceituar e identificar a frase. | J Dinâmica: “O feitiço virou contra o feiticeiro”. J Fazer a leitura do texto “Parceria”. TP2 págs. 46 e 47. J Questionar: O que é frase? | 20 minutos |
Seção 2: O período e a oração. | Estabelecer a diferença entre frase, período e oração. | J Fixar diversas gravuras no quadro e pedir que os professores formulem frases sobre elas. J Leitura do TP2, página 57. J Fazer uma retomada das frases. Elas são nominais ou verbais? J Slide: “Estudar pra quê?” | 20 minutos |
Seção 3: A várias possibilidades de organização da frase e do período | Identificar as várias possibilidades de organização da frase e do período em dado texto. | J Atividade do TP2 – páginas 62 e 63. J Fazer um cartão vazado. J Encerrar o encontro com a música: “Marcas do que se foi”. | 20 minutos |
Avaliação | Avaliar o encontro. | { Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina. | 10 minutos |
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