quinta-feira, 4 de março de 2010

Agenda da 3ª Oficina

GESTAR II

3ª OFICINA – LÍNGUA PORTUGUESA - DATA 09/12/2009 - CARGA HORÁRIA: 04 HORAS

PROFESSORA FORMADORA: TELMA RÉGIA SOARES BEZERRA

UNIDADE 5: GRAMÁTICA: SEUS VÁRIOS SENTIDOS

CONTEÚDO

OBJETIVO

METODOLOGIA

TEMPO

Seção 1: A gramática interna e o ensino produtivo.

Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo.

J Acolhida: Receber os cursistas com uma flor, chocolate e música ambiente.

J Mensagem: “Deixe as flores falarem por mim”.

J Relato de experiências dos professores cursistas.

J Questionamento: O que é gramática?

J Leitura de algumas partes do TP2, páginas: 14, 15 e 16. (exploração das leituras).

J Charge: “Reforma Ortográfica”.

1 hora e 10 minutos

Sugestão de Atividade: TP2 – página 17 (close).

Seção 2: A Gramática Descritiva.

Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo.

J O que é gramática normativa?

J O que é gramática descritiva?

J Slide: Gramática.

J Discussões acerca do assunto.

J Retomar às perguntas anteriores para saber se condiz com o que foi exposto.

J Ler o texto “Osarta”. TP2 – páginas 27 e 28. (Análise do texto: Existem alunos submissos? Você acha que tem escolas parecidas com a Osarta?)

J Vídeo: “Aula de Ortografia”.

1 hora

Seção 3: A Gramática Normativa e o ensino prescritivo.

Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo.

Sugestão de Atividade: TP2, página 30 e 31.

INTERVALO: 10 MINUTOS

UNIDADE 6: A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO

Seção 1: O que é frase?

Conceituar e identificar a frase.

J Dinâmica: “O feitiço virou contra o feiticeiro”.

J Fazer a leitura do texto “Parceria”. TP2 págs. 46 e 47.

J Questionar: O que é frase?

20 minutos

Seção 2: O período e a oração.

Estabelecer a diferença entre frase, período e oração.

J Fixar diversas gravuras no quadro e pedir que os professores formulem frases sobre elas.

J Leitura do TP2, página 57.

J Fazer uma retomada das frases. Elas são nominais ou verbais?

J Slide: “Estudar pra quê?”

20 minutos

Seção 3: A várias possibilidades de organização da frase e do período

Identificar as várias possibilidades de organização da frase e do período em dado texto.

J Atividade do TP2 – páginas 62 e 63.

J Fazer um cartão vazado.

J Encerrar o encontro com a música: “Marcas do que se foi”.

20 minutos

Avaliação

Avaliar o encontro.

{ Entregar a folha xerocada para que cada cursista faça sua avaliação da oficina.

10 minutos

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