sexta-feira, 5 de março de 2010

Relatório da 3ª Oficina


GOVERNO MUNICIPAL DE CRATEÚS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MUNICÍPIO

VIDA NOVA PARA CRATEÚS

GESTAR II
RELATÓRIO – 3ª OFICINA - LINGUA PORTUGUESA
TELMA REGIA SOARES BEZERRA

A terceira oficina aconteceu no dia nove de dezembro, nas dependências da UVA (Universidade Vale do Acaraú), com duração de quatro horas.
A acolhida foi realizada com a entrega de uma rosa tendo ao centro, um chocolate, ao som de música ambiente. Em seguida, apresentei a mensagem “Deixe as flores falarem por mim”, onde houve uma reflexão sobre a mesma.
Os professores falaram das suas experiências de forma bem objetiva. Alguns trouxeram fotos e algumas produções realizadas pelos alunos.
Iniciei com o questionamento: “O que é Gramática?”. Após as respostas deles, fizemos a leitura de algumas partes do TP2, páginas 14 a 16, explorando as leituras. A seção foi fechada com a charge “Reforma Ortográfica”.
Sobre a seção dois, iniciei com dois questionamentos: “O que é Gramática Normativa” e “O que é Gramática Descritiva”. Alguns responderam, contudo, a maioria não conseguiu atribuir conceitos para os questionamentos. Desta forma, apresentei o slide “Gramática” e, após isso, fizemos discussões acerca do assunto, retomando aos questionamentos anteriores.
Voltamos para o TP2 com o texto “Osarta”, páginas 27 e 28. Onde foram abordadas as perguntas: Existem alunos submissos? Você acha que tem escolas parecidas com a Osarta? Após o debate, fechamos a seção com o vídeo “aula de Ortografia”.
A unidade seis foi iniciada com uma dinâmica “O feitiço virou contra o feiticeiro”. Em seguida fizemos a leitura do texto “Parceria”, do TP2, páginas 46 e 47. Questionou-se sobre “O que é frase”?
Afixei diversas gravuras no quadro e pedi que os professores formulassem frases sobre as mesmas. Fizemos a leitura do TP2, página 57 e retomei às frases, classificando-as em nominais e verbais. Fechei a seção com o slide “Estudar pra quê”?
Realizamos as atividades do TP2, páginas 62 e 63. Finalizamos com a confecção de um cartão vazado que foi oferecido ao colega e, após a avaliação, ouvimos a música “Marcas do que se foi”, encerrando num grande abraço.
Em relação aos pontos positivos, praticamente foram os mesmos sugeridos na oficina anterior. Gostaram dos vídeos e da forma dinâmica da professora. Sugeriram que fosse apresentadas mais dinâmicas e que o local fosse mudado. Quanto aos pontos negativos apresentados foi citado a falta de apoio logístico e a temperatura que estava muito alta.

Crateús, 14 de dezembro de 2009.

Telma Régia Soares Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário